quinta-feira, 13 de março de 2008

Viver com que espírito?

A todos nós nos espera esta difícil tarefa: viver.
E já lá dizia o outro (se não era o James Dean, era um com espírito de James Dean com certeza), que o que interessa é como se vive e não o tempo que vivemos. Mas para isso (viver a vida!) será necessário ter um certo espírito, não?... digo eu...
Aquele espírito de quem nada teme e, sobretudo nos dias que correm, nada deve. Um espírito que nos obriga a acordar com o optimismo doentio de que tudo neste dia irá correr bem.
A mim, só me apetecia dormir até não haver amanhã, o que, segundo dizem, não deve faltar muito... portanto, o melhor que há a fazer é começar a dormir já! Assim, enquanto toda a gente anda à procura da felicidade ou seja lá o que for que temos que fazer na vida para nos sentirmos realizados (porque se não houver realização pessoal, profissional, social, cultural, sexual - esta é que acaba comigo - e já agora familiar, porque a família é tudo, somos uns coitadinhos), já eu estou no zénite espiritual (é verdade, também temos que nos realizar espiritualmente!!!!).
E eu iria perder todas as coisas boas na vida por isso? Claro! O cérebro humano, graças a Deus (ou talvez não) é estupendo, e o meu graças a Deus (ou talvez não) é muito fértil em imaginação. Não me admiro nada que ele (o cérebro e não o Deus) me proporcionasse umas belas imagens, do género três pôres-do-sol ao mesmo tempo, ou que me apresentasse ao arcanjo S. Miguel mais o seu séquito de anjinhos assexuados, ou uma coisa do género. E não tenho dúvidas que o meu cérebro iria providenciar descarcagas de serotonina em super-doses para me sentir muito feliz!
Melhor Happy Ending que este não há!

3 comentários:

Anónimo disse...

"A mim, só me apetecia dormir até não haver amanhã,..."

sei de um poema de José Luís Peixoto que diz algo muito parecido...Tenho de ir procurar pra deixar aqui...
Bjs
S.C

XII disse...

Imagine-se um mundo,onde todos dormissem "até não haver amanhã"...Não parece um pesadelo?!... Defendo as descargas de serotonina(e de outras "inas"!!),sou acérrima defensora,mas que não se pense que só o cérebro,é responsável por tal festa interior!!!Dois olhos bem abertos,abertos,ou semi cerrados,atentos ou desatentos,fazem maravilhas!...Vive-las e saboreá-las,entusiasma-me..sei que ao fechar os olhos e adormecer,se sonho,é porque existe um amanhã!..
E ainda bem!!!
Beijo

Anónimo disse...

"não. ninguém saberá o que aconteceu. estou muito cansado. apetece-me dormir até morrer." José Luís Peixoto in A Criança em Ruínas.

é um pouco mais realista, mais profundo, mas gosto mesmo por isso...e por viver agora assim mesmo...

apesar de acreditar num amanhã, ele hoje está longe de mim, devo ter os olhos muito cerrados...
S.C