terça-feira, 22 de abril de 2008

Memória selectiva

Lembrar-me do tempo que fez nos meses passados é o mesmo que lembrar-me dos resultados dos jogos de futebol. Não faço ideia porque me veio esta frase à cabeça, mas foi mesmo assim.
A única semelhança entre as duas situações é que o resultado é o mesmo: não me consigo lembrar. Bem sei que a minha memória já não é o que era e quero eu acreditar que é assim por ela ser "muito selectiva". Não sabendo bem o que isto significa, faz-me sentir muito melhor comigo mesma.
Isto tudo porque no outro dia li algures que o nosso País estava a atravessar, em algumas regiões, uma seca severa. E pensei: como seca severa, se chove há dias? Ao que, pensando eu que estava a fazer mais uma das minhas brilhantes deduções críticas, exprimi esta ideia em voz alta. A resposta da minha mãe (a única que ainda me vai ouvindo a mandar postas de pescada a tudo quanto aparece no noticiário) foi pronta: "mas no Outono e no Inverno não choveu nada!"
Não?!
E eu que ía jurar que choveu dias seguidos durante tempos e tempos! Lembro-me daqueles dias em que fez 30ºC, claro, mas fora isso... não esteve sempre a chover?
E foi aí que fiz aquela comparação maravilhosa com os jogos de futebol. Talvez porque nessa semana aconteceram dois clássicos do nosso campeonato, e toda a gente desatou a falar dos 6-3, e dos 7-1... a verdade é que não consigo lembrar-me sequer dos resultados do clássicos já jogados esta temporada, cá quanto mais de há não sei quantos anos!
A memória só quer saber mesmo daquilo que lhe interessa!... só ainda não descobri de quê...

Sem comentários: