quarta-feira, 16 de abril de 2008

Parece que é parvo!!

Li esta semana na revista da última edição do Expresso, numa crónica que aborda vários temas actuais e a que normalmente gosto de dar uma vista de olhos, um artigo que me deixou estupefacta pela tamanha estupidez do autor.
O senhor queria de alguma forma mostrar o seu contentamento por o FCP (fê cê pê) ter ganho o campeonato, mas penso que fê-lo com uma falta de gosto incrível. Diz então este pseudo-intelectual que ficou muito chateado pela forma como os portistas tinham inundado a cidade "inbicta" para festejar mais um campeonato, normalmente marcado pela luta Norte/Sul ou Porto/Lisboa. Ora, segundo o autor, é evidente que o Porto, em relação a Lisboa, é melhor em tudo, no clima, na política (ou falta dela), na oferta cultural (porque os portuenses estão muito próximos de Londres e ainda mais próximos da Galiza) - quem diria que os portuenses são tão diligentes na procura cultural??? - e, portanto, esta demonstração de supremacia da nação portuense sobre o Sul é escusada, de tão evidente. Ainda diz mais, que só quando no Porto se festejar os campeonatos com a mesma naturalidade com que se ganha, ele se fará sócio do clube.
Eu até concordo com o senhor quando se insurge contra a forma pouco racional com que a generalidade (digo eu) dos adeptos de qualquer clube ou país comemoram as suas vitórias, até porque já me deixaram à beira de um ataque de "nerbos" quendo se lembraram de buzinar até às tantas da manhã... Agora, chamar bestas aos portuenses por isso, e depois incentivar ao bairrismo estúpido e inútil entre Norte e Sul, é ser besta ao quadrado!
No final de ler o dito artigo fiquei a pensar não nas boas razões que eu teria para dizer a esse senhor que Lisboa é, em tanta coisa, melhor que o Porto, mas sim naquilo que me apeteceria fazer a um palerma destes se o tivesse "à minha beira". Apesar de, confesso, primeiro ter pensando num bom par de estalos, a verdade é que nunca acreditei na violência para resolver coisa nenhuma, e a verdade é também que, quando cheguei à última linha desse artigo tinha a certeza que nunca mais ia querer ler nada duma pessoa com uma tal tacanhez de mente.
Assim, muito provavelmente, só me iria sair um típico "parece que é parvo!!"...

1 comentário:

XII disse...

Parece que é parvo??
Não!!!!É mesmo!!!!E como ele há muitos!!!...
Cultura destas,é,mas é de batatas!..